Você tem dívidas ou está financeiramente apertado, porém possui dúvidas se um novo empréstimo seria ou não uma boa saída para sua situação? Este é um questionamento muito pertinente, dado que muitos brasileiros atualmente estão com o nome negativado, por razão de uma atitude impensada que os tornou inadimplentes. Contudo, apesar disso, os empréstimos ainda são uma opção válida e vantajosa para diversos quadros, dependendo de como o dinheiro é utilizado, a modalidade escolhida e a renda mensal do solicitante.

Alguns bons motivos para se fazer um empréstimo são:

1 – Dívidas no cartão de crédito.

Se as dívidas do seu cartão de crédito estão se tornando cada vez mais altas você tem um excelente motivo para fazer um empréstimo, optando por taxas menores que resultarão em uma quitação mais barata.

2 – Orçamento furado.

Se suas dívidas estão comprometendo seu orçamento, de modo que outras estejam nascendo e formando uma bola de neve, o melhor é que você troque todas essas dívidas por somente uma.

3 – Empreendimentos.

Se você tem um projeto engavetado ou algum negócio já existente que poderia render um aumento de renda a médio ou longo prazo, facilitando o pagamento.

4 – Descontos em compras à vista.

Se você precisa comprar algo verdadeiramente urgente e que oferece um desconto considerável se adquirido à vista.

5 – Estudos.

Se você deseja garantir o pagamento das parcelas de um curso dentro ou fora do país e que eventualmente também se converterá em crescimento financeiro.

Alguns bons motivos para NÃO fazer um empréstimo são:

1 – Renda baixa ou insuficiente.

Se o seu orçamento é muito pequeno, dificultando a quitação das parcelas, de forma que o empréstimo traz mais prejuízos do que vantagens.

2 – Investimentos desnecessários.

Se o motivo para o empréstimo é fútil e não acrescenta a sua renda.

3 – Situação financeira instável.

Se você corre risco de ser demitido ou se sua renda é extremamente inconstante.

4 – Contratos inconvenientes.

Se a instituição financeira ofereceu um contrato com condições de pagamento que não são adequados a sua condição ou planejamento financeiro. Busque outra!

Caso você tenha pretensão de solicitar um novo empréstimo, o mais aconselhável é que, primeiramente, você faça uma pesquisa detalhada do tema acerca de todas as modalidades existentes, de modo que possa escolher o que mais corresponda às suas necessidades. Após a escolha, deve-se fazer um planejamento a longo prazo, avaliando todos os prós, contras e o mais importante, se será possível pagar todas as parcelas sem que isso afete o seu orçamento, o que reduz consideravelmente o risco. Além disso, a instituição financeira a ser definida também pode ser um fator positivo ou negativo para o sucesso da empreitada, a julgar por suas regras internas, boas ou más práticas e outras variáveis.

Mesmo após esse artigo você ainda não se sente seguro a respeito de entrar ou não em um novo empréstimo? Não tem problema. Se consulte com um dos nossos especialistas da Consignada CRED e obtenha todas as respostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *