O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que se destaca dos demais ao oferecer taxas de juros mais acessíveis e prazos mais longos de pagamento, tornando-o uma opção excelente para se solicitar em momentos de vulnerabilidade financeira, emergências ou mesmo, na realização de um projeto. Nesta modalidade de empréstimo pessoal, a instituição financeira é autorizada pelo cliente a descontar o valor das parcelas diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS, de modo que reduz o risco de inadimplência (falha no pagamento). Visto que a automatização permite que o cliente não precise separar manualmente o dinheiro das parcelas, trazendo segurança para a instituição e para o próprio cliente, uma vez que o fato o torna livre de complicações.

VANTAGENS:
– A maior vantagem da modalidade é a contratação firmada com pouca burocracia – originada pela garantia de recebimento por parte da instituição financeira -, resultando assim, na liberação rápida de crédito;
– As instituições financeiras disponibilizam prazos longos de, normalmente, até 120 meses (10 anos);
– Em comparação as outras opções do mercado, o crédito consignado concede taxas muito menores.

QUEM PODER FAZER?
O empréstimo consignado está disponível apenas a alguns grupos exclusivos e cada grupo contém regras de contratação específicas que quando comprovadas oficializam o solicitante como elegível, os grupos são:
– Aposentados e pensionistas;
– Servidores públicos (federais, estaduais e municipais);
– Militares das Forças Armadas;
– Trabalhadores de carteira assinada de empresa privada.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS:
O solicitante é elegível desde que disponha de um benefício consignável. No entanto, o valor das parcelas não pode ultrapassar 35% do benefício líquido, sendo 5% deste reservado exclusivamente para utilização em cartão de crédito consignado. O prazo de pagamento se constitui em até 84 meses (7 anos), contendo taxa de juros nominal máxima de somente 1,80% ao mês.
Além disso, a idade máxima do cliente deve ser de 80 anos, salvo – ou não – por políticas internas da instituição.

SERVIDORES PÚBLICOS:
O teto do crédito é de até 35% da renda com juros mensal de no máximo 2,05% e durabilidade de até 96 meses (8 anos). Contudo, alguns estados e municípios podem incluir outras normas de contratação.

MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS:
O empréstimo é concedido com prazos que variam de 3 à 96 meses (8 anos) e taxas mensais de partir de 2,50%.

TRABALHADORES DE CARTEIRA ASSINADA:
O trabalhador é elegível desde que tenha um tempo mínimo de carteira assinada, sendo recomendável que, antecipadamente, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos para a verificação de disponibilidade desta opção de empréstimo. Caso seja, a média da taxa de juros é de 1,40% à 3,50% ao mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *